Mobirise Website Builder

O que não pode perder!

What you can't miss - Les meilleures attractions - Qué no puede perderse

Muitas vezes o tempo disponível para visitar a cidade é menos do que o desejado e tudo parece solicitar a nossa atenção.
Deixamos uma lista do mais importante para ficar com uma impressão geral da cidade, seguindo um percurso da Alta  (Universidade) para a baixa.
Para se deslocar de autocarro ao inicio do percurso utilize a linha do Botânico  desde a baixa até à Rua Larga.

A Universidade

Desde 2013 é considerada património da Unesco
.
A visita inclui diversos espaços sendo essenciais a  Capela de S. Miguel, a Biblioteca Joanina e a Torre  com a sua vista a 360º 

Museu Nacional 
Machado de Castro

Localizado junto da Universidade reúne um elevado espólio nomeadamente em escultura e pintura.

Caso pretenda pode almoçar no restaurante localizado no museu.

Sé Velha

Descendo a rua junto ao Museu Machado de Castro irá chegar à parte de trás Sé Velhaonde pode contemplar a oliveira milenar. Ainda no exterior encontrará na lateral a Porta Especiosa.
No interior ainda poderá contemplar o claustro .

Igreja de Santa Cruz

Descendo pelas "escadas do quebra Costas". chegará a uma rua pedonal de comércio. Seguindo pela esquerda rumará ao rio e ao Convento de Santa Clara a Velha; seguindo pela direita rumará à Câmara Municipal e à Igreja de Santa Cruz.
Integrava o mosteiro dos cónegos regrantes de Sto Agostinho e  aloja os túmulos de D. Afonso Henriques e D. Sancho I.

Espetáculo de Fado de Coimbra

Nesta zona poderá assistir a espetáculos de Fado de Coimbra. Destacamos na escada do Quebra Costas, às 18H o espetáculo "Fado ao Centro" ou as sessões no café-restaurante "A Brasileira" na rua Pedonal de comércio..

Trata-se de uma boa forma de terminar este dia de visita. 
Deixamos em baixo mais algumas sugestões para um segundo dia ou se ainda lhe sobra algum tempo...

Parque verde

Rumamos em direcção à outra margem, passando pelo largo da portagem e pelo parque Manuel Braga (onde se encontra uma antiga Estação de Captação de Água, datada de 1922, agora convertida no Museu da Água) até chegar ao Parque Verde do Mondego.
Para passar para a outra margem utilize a ponte pedonal "Pedro e Inês", que recorda o amor trágico entre os dois.

Convento
Santa Clara-a-Velha

Passe pelo tunel epois da ponte pedonal e vire à direita. Irá encontrar o Convento onde a Rainha Santa Isabel desejou ser sepultada. O seu desejo foi contrariado pelas águas do Mondego que até à poucos anos insistiam em submergir o espaço. Depois de recuperado integra agora um centro interpretativo que permite conhecer o modo de vida das Clarissas que o habitavam.

Portugal dos Pequenitos

Perto do convento localiza-se o Portugal dos Pequenitos. Como o nome indica, destina-se a fazer as delicias dos mais pequenos. Retrata em miniatura edifícios da arquitetura e da História de Portugal.
Se não tem pequenos no grupo pode aproveitar para fazer compras na baixa da cidade ou para visitar o Museu de Conimbriga, localizado perto de Condeixa a poucos quilómetros da cidade.

Partilhe esta página